Paradigm
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

De 22 a 24 de julho, a cidade de Junqueirópolis, SP, será palco da integração entre cientistas e professores em prol da educação. O município sediará o 58º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), programa realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com a Escola Estadual Professor Idene Rodrigues dos Santos.

O evento vai promover palestras, minicursos e oficinas de atividades lúdicas sobre as estações do ano, as fases da Lua, os solstícios e equinócios, o Sistema Solar, Órbitas dos planetas e cometas, o Sol e outras Estrelas. Além de realizar observações do céu, vão ensinar a fazer um Relógio de Sol e a construir foguetes de garrafa pet.

Segundo Miriam Bitencurti, coordenadora local do EREA, o encontro visa promover a capacitação de professores do Ensino Fundamental e Médio, além de apresentar métodos práticos de ensino de Astronomia e Astronáutica e mostrar como se faz observações astronômicas. “Queremos, principalmente, aproximar nossos educadores dos astrônomos profissionais e amadores”.

Bitencurti explica que a astronomia é uma ciência que envolve outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia e História. No entanto, muitos não aprendem conteúdos dessa disciplina durante o magistério. “Assim, quando precisam ensinar em sala de aula, recorrem a fontes de informações que nem sempre são seguras, pois muitos livros didáticos apresentam erros conceituais”.

- Por isso, vemos a necessidade de dar aos professores a oportunidade de se atualizarem e desenvolverem com segurança os conteúdos sobre Astronomia e Astronáutica, como consta no currículo oficial do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental e Médio - reforça.

Para o professor e astrônomo Dr. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o projeto tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos promover a integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, destaca.

Serviço

58º EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia – Junqueirópolis (SP)

Período: de 22 a 24 de julho de 2015

Local do evento: Escola Estadual Professor Idene Rodrigues dos Santos. (Av. Campos Salles, 899. Centro.)

Informações Site: http://escolaidene.pe.hu/erea/

Mercado da Comunicação - Tiberius Drumond

Comente este artigo



Atualizar

CPGEO