compressao-roaming
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Encontro Nacional de Estudantes de Geologia 2011

De 30 de Julho à 6 de Agosto 2011, o município mineiro de Delfinópolis sera a sede do 33º ENEGEO (Encontro Nacional de Estudantes de Geologia).

As inscrições antecipadas devem ser realizadas até o dia 15/07/2011 diretamente através do e-mail oficial da organização: [email protected]

O evento é uma realização da ENEGE, por meio da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto.

Apresentação

O Encontro Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGEO) existe desde 1978 e foi inicialmente criado como instrumento de organização estudantil no contexto da reabertura política ao final da ditadura militar. Desde então, o ENEGEO é realizado anualmente.

Com o decorrer do desenvolvimento da geologia brasileira, novas discussões foram geradas no cenário nacional. Em 2006, a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGE) foi reativada e, a partir de então, o ENEGEO vem sendo organizado conjuntamente pela ENEGE e pelos alunos do Curso de Geologia sede do encontro, com o propósito de resgatar a essência do evento.

Sabe-se que, nas décadas de 70 e de 80, o curso de Geologia era muito procurado nas Universidades Brasileiras devido à grande expansão da exploração de riquezas naturais no país. No entanto, após esse período de ascensão a geologia deixou de fazer parte do grupo de carreiras mais procuradas por cerca de 20 anos. Atualmente, com o aumento da exploração de petróleo em bacias brasileiras, o país viu-se carente de mão-de-obra e, com isso, houve a criação de inúmeros novos cursos, fazendo com que o número de alunos de geologia no Brasil aumentasse consideravelmente.

Neste cenário de mudanças, é importante ressaltar que o ENEGEO é realizado com o intuito de reunir os profissionais da área e os estudantes das 27 universidades brasileiras que, atualmente, ofertam o curso de Geologia promovendo a interação entre tais indivíduos. Ainda, objetiva-se a construção de um movimento coletivo baseado em interesses comuns que represente o posicionamento dos estudantes frente às questões que lhes dizem respeito. O Encontro também cria oportunidades para o aprimoramento da formação acadêmica dos estudantes por meio de trocas de informações possibilitando, ainda, a disseminação do conhecimento geológico para as comunidades habitantes das regiões escolhidas para sede do Encontro.

Tendo em vista as especificidades das Ciências Geológicas, são priorizadas localidades para sediar o Encontro que apresentem como características a boa exposição de rochas (afloramentos rochosos) e paisagens naturais, bem como a infra-estrutura local para acomodação dos participantes do evento. Os últimos encontros realizados priorizaram locais geologicamente privilegiados tais como: Chapada Diamantina - BA (2001); Canoa Quebrada - CE (2002), Chapada dos Veadeiros – GO (2003), Boiçucanga - SP (2004), Conceição do Mato Dentro - MG (2005), Farol de Santa Marta - SC (2006), Chapada dos Guimarães - MT (2007), Cabo Frio - RJ (2008), Santa Leopoldina - ES (2009), Fortaleza - CE (2010).

No ano de 2011, espera-se uma representatividade de aproximadamente 800 estudantes no evento. Considerando as mudanças ocorridas no cenário geológico brasileiro e o grande número de pessoas que deverão comparecer ao evento, a organização do XXXIII ENEGEO está criando uma programação que abordará temas pertinentes às geociências e incentivará o desenvolvimento da comunidade local. Assim, o programa inclui: palestras; debates e reuniões voltados às questões não só da classe estudantil, mas geológica em geral; eventos culturais (festas e campeonatos esportivos); trilhas ecológicas informativas (no aspecto geológico e turístico); exposição dos trabalhos envolvendo a comunidade (projetos que serão desenvolvidos junto a comunidade local).

Geologia para todos

Após mais de 30 anos de sua criação, o ENEGEO mantém o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos, reunindo estudantes das diferentes escolas de geologia do país, pesquisadores e profissionais voltados para a atuação geológica e áreas afins.

Com o tema central "Geologia para todos" a Comissão Organizadora do 33º ENEGEO tem como principal objetivo promover o conhecimento das geociências para a comunidade local, a fim de deixar um legado para a cidade sede após a realização do evento.

Desta maneira, além de possibilitar uma maior capacitação da comunidade local, o evento buscará trazer mais uma alternativa aos segmentos turísticos já explorados na região: o geoturismo. Assim, tanto Delfinópolis quanto o evento em si poderão se beneficiar, reforçando a promoção do evento e da localidade a partir da valorização da beleza natural da região.

Maiores informações neste site.

Enegeo.net

Comente este artigo



Atualizar

CGG Rodapé
CPGEO