Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Guia de Profissões: Geofísica

Geofísica é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. O geofísico investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos especiais e leis da Matemática, da Física e da Química, ele mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos do solo e do subsolo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo terrestre. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares. Antes da construção de grandes obras, como represas, estradas e túneis, avalia a estabilidade do solo e localiza lençóis de água e jazidas minerais. Pode trabalhar também na prospecção de petróleo.

O mercado de trabalho

Essa área encontra-se em ascensão e a demanda pelo profissional cresce ano a ano. As melhores oportunidades estão no setor petrolífero. Petrobras e empresas estrangeiras de exploração de petróleo costumam contratar o bacharel, que também é requisitado por prestadores de serviços dessas companhias. Nelas, eles trabalham no processamento de dados geofísicos. A Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o município de Santos, no litoral de São Paulo (principalmente após o anúncio da viabilidade econômica do campo de Tupi, o maior do país), são as regiões mais promissoras para o profissional. Quem preferir atuar no setor de mineração também encontra um campo em crescimento. A Amazônia e os estados de São Paulo, Minas Gerais e da Bahia concentram os mercados mais aquecidos. Nas empresas de engenharia e em construtoras que realizam grandes obras, como shoppings e barragens, é boa a oferta de trabalho para o especialista em construção civil. Nas prefeituras, principalmente nas do Sudeste, também aumenta a procura pelo profissional com conhecimento de geofísica ambiental.

O curso

Matemática, física e geologia são a base do currículo. Entre as disciplinas profissionalizantes estão prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Fique preparado para muitas aulas envolvendo computação e para exercitar os neurônios com cálculos e mais cálculos - eles estão presentes durante todo o curso. Há várias atividades práticas, tanto em campo quanto em laboratório. Elas são fundamentais na formação de profissionais aptos a trabalhar com monitoramento ambiental, na construção civil e na indústria do petróleo. Se você se interessa por esta última área, pode cursar também Engenharia de Petróleo e Gás.
Duração média: quatro anos.

O que um geofísico pode fazer:

Construção civil
Estudar as características do solo antes do início de uma obra. Localizar dutos de água e de gás para implantar novas tubulações em terrenos e loteamentos.

Geofísica ambiental
Investigar a degradação do solo e a poluição de lençóis de água subterrâneos ou de superfície. Analisar o impacto ambiental de grandes obras, como estradas, túneis do metrô ou reservatórios de água.

Geofísica básica
Desenvolver pesquisas nas áreas de geodésia (forma e tamanho da Terra), geodinâmica (deformações da crosta), geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos que ocorrem no interior do planeta) e sismologia (abalos sísmicos).

Geofísica e engenharia do petróleo
Levantar e analisar dados em busca de reservas petrolíferas e acompanhar sua exploração.

Mineração
Coletar dados em campo e, depois, analisá-los e processá-los em laboratório e computadores para localizar reservas minerais.

Fonte: Guia do Estudante Abril

 

 

Comente este artigo



Atualizar