A montanha russa do preço do petróleo

A liberação da Petrobras de ser a operadora e de participar com 30% do capital não é suficiente. Precisamos de licitações no Polígono do Pré-Sal. (Artigo de Hernani Chaves e Cleveland Jones).

Coragem para evitar o fim

Petrobras está umbilicalmente ligada ao risco soberano do país em consequência da função que desempenha na economia do Brasil

O desafio da CBPM é revelar as reservas minerais da Bahia

O ano de 2015 foi desafiador para mineração, tanto no Brasil, como nos países produtores e exportadores das commodities metálicas, basicamente pela redução da importação dos países dependentes, mormente a China, o que aviltou os preços no mercado internacional. (Por Hari Alexandre Brust)

Luxemburgo entra na “corrida do ouro” espacial

Em 3 de fevereiro, o governo luxemburguês anunciou: o país assume posição pioneira (na Europa) “no negócio potencialmente lucrativo” de extrair em corpos celestes metais preciosos – como ouro, platina e tungstênio – e trazê-los para vender aqui no mercado terrestre.

Efeitos perversos da mineração

A economia das regiões mineradoras no Brasil nunca se diversificou substancialmente para além da atividade extrativa.  Minas Gerais, Goiás, Maranhão e Pará têm em comum a herança de velhos problemas causados por mineradoras de grande porte.

Desastres naturais: É possível prevenir?

Na última semana, vários municípios da região oeste do Estado de Mato Grosso têm aparecido nos noticiário devido à situação de emergência. A região vem sofrendo com enchentes e a ainda há relatos de moradores sobre blocos de rochas que teriam rolado montanha a baixo.

Exploração mineral: um país sem memória

Você sabe onde está guardado o gigantesco acervo coletado pelas centenas de empresas de mineração, que investiram bilhões ao longo de décadas em pesquisa mineral no Brasil?

Revisita aos preços atuais do petróleo

Estamos no início de ano – o que nada significa em termos econômicos – e ainda há muita especulação sobre os futuros preços do petróleo. Não iremos fazer ou comentar sobre previsões e estimativas futuras. Nem fazer correlações espúrias, a mania de relacionar tudo com tudo.

O pré-sal pode ser patrimônio inútil

Delírio estatista do PT atrasa exploração das reservas, corrupção desestabiliza Petrobras e queda do preço do petróleo deve inviabilizar a produção em algumas áreas.

Sucesso do Leilão no Canadá X Fracasso do Leilão no Brasil

Se alguém ainda tinha alguma dúvida em relação aos motivos do fracasso da 13ª Rodada de licitações que a ANP realizou em outubro, o recente leilão de áreas exploratórias canadenses realizado pelo Canada-Newfoundland and Labrador Offshore Petroleum Board (C-NLOPB) é instrutivo.

Opinião: Demanda global de petróleo deve desacelerar em 2016

Depois de ter atingido um máximo de cinco anos em 2015, o crescimento da demanda global por petróleo deve cair cerca de 35% no ano que vem, elevando a pressão num mercado já às voltas com um excesso de oferta.

Petrobras foi a maior perdedora da 13ª Rodada

Ao não adquirir nenhum bloco exploratório novo, a grande perdedora da 13ª Rodada da ANP foi a Petrobras. Uma companhia de petróleo integrada está “seriamente doente” quando não investe mais em exploração. 

Ilhas de excelência

Um único operador concentrou o conhecimento, a pesquisa, a formação, em uma organização apenas. Apesar da excelência da empresa, não deixava de ser em um mundo monofônico.

Segurança industrial em E&P

A área de Segurança Operacional é de tamanha importância que deve estar vinculada ao Gestor maior da organização, pois os impactos das anomalias, quando ocorrem, podem ser de tal magnitude que influenciam a própria existência futura da corporação no mercado.

É preciso olhar para o licenciamento

A baixa atividade exploratória da Petrobras, que deve reduzir consideravelmente a demanda por licenças ambientais para poços e sísmica, é o momento perfeito para o governo federal dotar o Ibama de maior capacidade técnica e humana

Convite à comunidade geocientífica brasileira

O Portal Geofísica Brasil gostaria de contar com a luxuosa ajuda de seus leitores e colaboradores interessados em ampliar a visibilidade e divulgar temas relevantes para a comunidade geocientífica.

Menos multas, mais incentivos

O Brasil tem tido dificuldades nas decisões sobre a indústria de Óleo e Gás, por alguns períodos, ao longo de sua história. Parece não haver simplicidade, objetividade e constância suficientes para gerar confiança e tranquilidade empresarial.

Operador único e o compromisso de investimento mínimo de 30%

Independentemente de posições políticas ou ideológicas, há visões de negócio que requerem debate e uniformização de ações no Brasil. O pior dos mundos, no circuito dos investimentos, é a dubiedade de conceitos ou flutuação aleatória de posicionamentos. (Artigo de Armando Cavanha F.)

Oil & Gas: As 5 grandes tendências do mercado de trabalho

Ter uma visão global do panorama de crise e identificar  as estratégias que implementadas pelos empregadores é de vital importância para que está em busca de recolocação profissional. (Artigo de Tobias Read, CEO da Swift Worldwide Resources)

Conteúdo local ajustado

O Conteúdo Local para a atividade upstream de Óleo e Gás no Brasil passa por um desafio, que necessita ser  tratado adequadamente para reter as competências já adquiridas. (Por Armando Cavanha)

O petróleo é nosso e o desemprego também

Se for confirmada a decisão de o governo adiar a realização da concorrência, o segundo mandato do governo Dilma Rousseff comete um erro estratégico sem tamanho para o setor que representava mais de 10% do PIB nacional.

A qualquer custo? Sempre será caro demais

O "fraturamento hidráulico", ou "fracking", gerou militância contra e a favor, nos EUA

Recomendações para revitalizar a indústria petrolífera nacional

Tendo em vista a crise mundial do petróleo e as consequências "da corrupção e roubalheira política na Petrobras", o geólogo e consultor Pedro Zalán sugere ao novo governo dez ações "imprescindíveis para o reavivamento da indústria no Brasil", em artigo exclusivo do Geofísica Brasil.

As matérias-primas da riqueza

Leiam o artigo da Acadêmica Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), publicado no jornal Folha de S. Paulo em 21/1/2015.

A reviravolta é possível

Os desafios que estarão em pauta durante 2015 é o tema do artigo de Marcos Cintra, executivo do setor petrolífero especializado em Economia e Gestão em Energia (Coppead-UFRJ), é mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE-UFRJ), na Brasil Energia Petróleo e Gás.