A Comissão de Pós-Graduação (CPG) do IAG realizou em 01/07 o 7º Simpósio de Pós-Graduação do Instituto, desta vez com o tema "Perspectivas após a Pós: Atuação dos Egressos nos setores Privado, Governamental e Acadêmico".
A abertura do evento contou com a presença do Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP, Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva. Em sua fala, o Pró-Reitor Adjunto destacou a importância de oportunidades para reflexão, lembrando que os programas de Pós-Graduação da USP devem questionar sua missão no momento atual.
O diretor do IAG, Prof. Dr. Laerte Sodré Junior, elogiou os programas de pós-graduação do Instituto e expressou sua expectativa com o Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia, que em breve terá suas primeiras defesas de dissertação. Para o diretor do IAG, as áreas de Geofísica e de Ciências Atmosféricas também têm grande potencial para a criação de mestrados profissionais.
O Prof. Dr. Edmilson Dias de Freitas, presidente da CPG-IAG, agradeceu em sua fala o apoio do Instituto e da USP, e também reconheceu a dedicação de docentes, estudantes e servidores técnicos e administrativos para os quatro programas. Durante o evento, a CPG realizou uma homenagem à equipe do Serviço de Pós-Graduação do IAG.
A primeira metade do Simpósio abordou as oportunidades para os egressos da pós-graduação. A Prof. Dra. Beatriz Barbuy (IAG) falou sobre o trabalho acadêmico e mostrou casos exemplares, como o do professor emérito Sylvio Ferraz Mello. E destacou: "É necessário desenvolver cultura de transmissão do conhecimento."
Em seguida, o egresso Luiz Gustavo Rodrigues Pinto contou sobre sua atuação na CPRM (Serviço Geológico do Brasil). Luiz Gustavo ingressou na empresa por concurso pouco antes de concluir seu doutorado direto em Geofísica. Para ele, o doutorado o ajudou a ter melhores oportunidades na empresa. O geofísico destacou ainda que atualmente realiza trabalhos com diversos métodos geofísicos, e que buscou informações sobre alguns deles com professores do IAG após ingressar na CPRM.
Por fim, a meteorologista Gilca Palma Fernandes, da empresa Climatempo, falou sobre as oportunidades que o profissional de meteorologia encontra atualmente. Ela recomendou aos pós-graduandos que reflitam sobre como suas afinidades e habilidades podem encontrar espaço nos setores produtivos, e sugeriu que eles realizem estágios em empresas privadas durante seus cursos. "Nem sempre você irá atuar na sua área principal, mas irá desenvolver competências diferentes", afirmou. Gilca, que realizou seu mestrado no IAG, destacou a necessidade de parcerias entre empresas privadas e a universidade e lembrou que é possível desenvolver pesquisa dentro das empresas.
O Prof. Dr. Roberto Costa, chefe do Departamento de Astronomia), elogiou a discussão durante a mesa redonda e lembrou que faltou uma quarta apresentação sobre as perspectivas dos egressos: o empreendedorismo.
Na segunda metade do Simpósio, a CPG premiou as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no último ano nos programas de Astronomia, Geofísica e Meteorologia do IAG. Os doutores premiados tiveram a oportunidade de apresentarem seus trabalhos.
- Astronomia | Mestrado: Luiz Alberto de Paula
- Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Michtchenko
- Título: "Estudo da formação e migração de um núcleo sólido planetário"
- Astronomia | Doutorado: Bruno Moreira de Souza Dias
- Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Barbuy
- Título: "Formação e evolução de aglomerados globulares da Galáxia e Nuvens de Magalhães"
- Geofísica | Mestrado: Bruno de Barros Collaço
- Orientador: Prof. Dr. Marcelo Souza de Assumpção (representado pela Profa. Dra. Yara Marangoni, Coordenadora do Programa de Geofísica)
- Título: "Tomografia de ruído ambiental na Bacia do Paraná"
- Geofísica | Doutorado: Vinicius Rafael Neris dos Santos
- Orientador: Prof. Dr. Jorge Luis Porsani
- Título: "Detecção e classificação automática de interferências do subsolo com GPR utilizando redes neurais artificiais: estudos no SCGR do IAG/USP"
- Meteorologia | Mestrado: Camila Tavares Homann
- Orientador: Prof. Dr. Edmilson Dias de Freitas
- Título: “Avaliação dos efeitos urbanos sobre circulações de mesoescala em função da expansão territorial da Região Metropolitana de São Paulo"
- Meteorologia | Doutorado: Marta Pereira Llopart (representada pela orientadora)
- Orientadora: Profa. Dra. Rosmeri Porfírio da Rocha
- Título: “Impacto da representação solo-planta-atmosfera em simulações climáticas regionais para a América do Sul"
Veja aqui as fotos do VII Simpósio de Pós-Graduação do IAG!I